Usá e Amá seu Toldo

 

 

Toldo para proteger de chuva/vento em caso de acampamento com rede ou de usos variados para camping. Bem leve e de boa proteção da chuva.

O tecido de nylon impermeável permite que a água escorra, porém por compensar com a leveza do produto, o tecido é fino e passa a umidade com o tempo . Por isso, para evitar gotejamento dessa umidade é fundamental deixar o toldo bem esticado. Fazendo isso, com a ajuda de algumas dicas, você e sua rede não irão se molhar mesmo com chuva ininterrupta de vários dias.

 

COMO A(R)MAR

DICAS AO AMAR

- Há 2 principais formas de armar o toldo. Com uma queda / ou duas quedas /\ (formato casinha). O primeiro formato pode ser interessante quando se deseja um espaço mais aberto e há menos chances de chuva com vento. O segundo é mais reservado, mais seguro para as possíveis precipitações. A maioria das dicas estão voltadas para o segundo formato.

- Mantenha a linha da costura no sentido da rede, geralmente, amarrando os pontos de puxar onde está a costura na mesma árvore da rede. Isso impede que a principal força seja no sentido oposto à costura. Coloque o lado onde as duas costuras estão visíveis para cima.

- No sentido da costura tem 2 pares de pontos de fixação, 1 par de 3m, caso a rede fora armada em um lugar mais curto de no max 3m, outro par de 3x,5m para ser armado em lugares mais distantes, oferecendo uma maior área. 3m é a área mínima para se armar a rede como toldo devidamente esticado, se for usado esses pontos, utilize os 2 da ponta para amarrar na própria árvore da rede.

- Estique os oito cantos do toldo imaginando uma linha que sai do CENTRO do toldo (como as setinhas que estão neste livreto, simulando que o livreto é o toldo).

- Evite dobraduras, barrigas ou sobreposições do tecido.

- Amarre a ponta das cordas em galhos, raízes ou com o uso das estacas. As estacas são fixadas na terra na diagonal oposta à diagonal do sentido da corda.

- As laterais podem ficar reguladas conforme a necessidade; mais altas, mais o espaço será aberto ao ar livre; mais baixas, mais o espaço será reservado e mais eficaz será a proteção da chuva e vento.

- A altura de fixação do toldo influência na proteção à chuva e vento. Quanto mais baixo mais protegido, especialmente dos respingos da água no chão.

- ATENÇÃO! A umidade também pode escorrer pela corda da rede, para isso: faça um nó com alguma cordinha (pode ser da própria rede ou do mosquiteiro) logo antes do punho da rede, assim a água irá escorrer por ali; e/ou amarre algum tecido que absorva água (pode ser uma meia) logo antes do punho. Os punhos sempre têm que estar cobertos pelo toldo.

- Aproveite e arme seu varal interno, amarre uma cordinha na mesma direção da rede, com cuidado que a mesma ou as roupas não estejam em contato com o toldo.



CUIDADOS


- Fogo! O material é sensível ao fogo, cuidado com cigarros, incensos e outros artefatos. Com muito cuidado e em caso de necessidades, pode se fazer uma fogueira interna ou fazer uso de fogareiro para preparar comidas. Isso teria que ser feito na base do /\ onde é a parte mais alta do toldo. Com cuidado nas brasas que voam. Essa medida é aconselhada somente em caso de necessidade durante chuva ininterrupta por dias.

- Procure guardar o toldo seco.

- Não lavar em temperaturas quentes, de preferência use sabão neutro.

- Evite manter os espetos em contato direto com o toldo, podem riscá-lo ou caso eles comecem a enferrujar, podem estragar o tecido.

- Cuidado com os galhos ao redor, evite riscar o tecido.